Skip directly to content

Sistema Famasul: novidades tecnológicas e recorde da safra de soja marcam abertura do Showtec 2023

INOVAÇÃO NO AGRO

Sistema Famasul: novidades tecnológicas e recorde da safra de soja marcam abertura do Showtec 2023

“Por meio das instituições de pesquisa, o produtor consegue aplicar inovações no campo, e o resultado é uma produção cada vez mais eficiente”, destaca Marcelo Bertoni.
23/05/2023 - 19:45

As novidades tecnológicas e o anúncio do recorde da safra de soja 2022/2023 em Mato Grosso do Sul foram os destaques do Showtec 2023, que começou nesta terça-feira (23), em Maracaju. Realizado pela Fundação MS, o evento conta com a parceria do Sistema Famasul, que estará presente até dia 25 levando inovação e conhecimento aos produtores rurais.

“Temos que enaltecer o trabalho das instituições de pesquisa que, há 45 anos, tanto contribuem para a evolução do nosso agro. Lado a lado com a ciência, temos os produtores rurais, que investem nas inovações e são responsáveis por uma produção cada vez mais eficiente. Os números históricos da safra da soja 2022/2023, com aumento de 72,65% na produção, comprovam o sucesso dessa parceria”, disse o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni.

Os dados da safra recorde do grão foram divulgados durante a abertura do evento, com o resultado do projeto Siga-MS, desenvolvido pelo Sistema Famasul, Aprosoja/MS e Governo do Estado. CLIQUE AQUI

Para Luciano Mendes, presidente da Fundação MS, o trabalho da instituição tem impacto direto na lucratividade do setor. “Toda vez que o produtor investe em tecnologia e em conhecimento, melhora toda a sociedade, com aumento de emprego e renda, e circulação de dinheiro; além do ganho ambiental, com maiores produtividades”, analisa.

“O estado cresce graças a este tipo de iniciativa. A Fundação MS contribui com conhecimento, ciência, tecnologia, e disponibiliza para o produtor o que há de mais moderno do ponto se vista de produtividade. Não à toa, MS bate recorde sequencialmente na produtividade", disse o governador Eduardo Riedel.

Participaram o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis; o diretor-tesoureiro da Famasul, Frederico Stella, o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan; presidentes de Sindicatos Rurais Fabio Caminha (Maracaju), Telma Menezes (Nova Alvorada do Sul), Antônio Gisuatto (Angélica), Cláudio Pradela (Douradina), Paulo Stefanello (Sidrolândia), Diego Bieleski (Bonito), Ângelo Ximenes (Dourados) e Marcus Vinicius Godoy Garcia (Nova Andradina), além de outras autoridades e representantes do agronegócio do estado. 

Senar/MS no Showtec

O Sistema Famasul está presente no Showtec 2023 com ações no stand institucional do Senar/MS, e técnicos de campo à disposição para orientações aos produtores e demais visitantes.

Na tradicional agenda, são apresentados produtos e serviços ligados ao agro e suas inovações tecnológicas, assim como sistemas de produção, sustentabilidade, palestras técnicas e resultados de pesquisas.

Realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul, Sistema OCB/MS e Aprosoja/MS, o evento acontece até quinta-feira (25), com ampla programação, que pode ser conferida no link