Skip directly to content

Sistema Famasul recebe militares do Rio de Janeiro em visita estratégica

Sistema Famasul recebe militares do Rio de Janeiro em visita estratégica

Alunos da ECEME conhecem a realidade político-econômica da região Centro Oeste
15/09/2022 - 18:30

Nesta quinta-feira (15), alunos da ECEME (Escola de Comando e Estado-Maior do Exército) visitaram as instalações do Sistema Famasul. Os militares saíram do Rio de Janeiro para uma viagem de estudos estratégicos com o objetivo de conhecer a realidade política e econômica da região Centro-Oeste.

Mato Grosso do Sul foi ponto de parada pela potência econômica do agronegócio. O presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, deu as boas-vindas aos militares. “Essa é a nona vez que a gente atende alunos da ECEME. Aqui, vocês terão uma ‘aula aprofundada’ do que é o agronegócio brasileiro e essa é uma discussão extremamente importante. É uma grande alegria ter essa parceria com o Exército, a exemplo de outra iniciativa da qual tive a satisfação de participar, o Programa Conheça Seu Exército”, disse Bertoni.

“Eu gostaria de agradecer a Famasul e ao Senar/MS por esse apoio que estão nos prestando, pela receptividade e por estar passando para os nossos alunos da ECEME, que é a escola de mais alto nível dentro do Exército Brasileiro, esse conhecimento. Vai auxiliá-los no futuro a assessorar os nossos comandantes nas mais diversas regiões do País”, agradeceu o chefe do Centro de Operações da CMO, general Jorge.

A visita contou com uma apresentação institucional e um bate papo sobre o perfil do agronegócio sul-mato-grossense com o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan.

O coronel Euclides, responsável pela caravana comentou a experiência vivenciada no Centro de Excelência. “Essa equipe é de oficiais que estão concluindo o curso de Comando de Estado-Maior e vão para diversas regiões do País. A atividade exercida aqui é um dos pilares da economia brasileira. Esse conhecimento é fundamental para o futuro assessor de alto nível, futuro comandante, que realizará planejamentos estratégicos”.

Após o bate-papo, os militares conheceram o Campo de Excelência, onde são dadas as aulas práticas. Na visita, estiveram presentes o coronel Artur, chefe do escritório de estudos estratégicos do CMO; tenente-Coronel Macedo, relator da viagem de estudos estratégicos; Mariana Urt e Frederico Stella, diretora técnica e diretor-tesoureiro da Famasul, respectivamente.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Michelle Machado