Skip directly to content

Suinocultura: Capacitação do Senar/MS instrui produtores a reforçar a biosseguridade

Educação no Campo

Suinocultura: Capacitação do Senar/MS instrui produtores a reforçar a biosseguridade

31/08/2022 - 09:15

A biosseguridade na suinocultura é uma das principais ferramentas para combater enfermidades que podem atingir a granja como a peste suína africana e a febre aftosa, doenças que são capazes de afetar economicamente a propriedade rural. Mas você sabia que o Senar Mato Grosso do Sul conta com uma capacitação que orienta os produtores a se prevenirem de forma adequada? Este é o assunto da editoria #EducaçãonoCampo desta quarta-feira (31).

No portfólio de qualificações do Senar/MS, o curso “Boas Práticas Agropecuárias na Suinocultura” além de instruir os alunos em biosseguridade, também ensina sobre a composição da granja, cuidados gerais, boas práticas no manejo dos animais, alimentação e água, gestão ambiental, boas práticas na limpeza e desinfecção, descarte de materiais e segurança do trabalhador.

A consultora técnica, Fernanda Oliveira, destaca que o conhecimento sobre biosseguridade na suinocultura auxilia na prevenção de doenças. “Importante os produtores aplicarem medidas de biosseguridade na granja, para manter as propriedades do estado livre de peste suína africana e febre aftosa, protegendo nosso patrimônio pecuário estadual e nacional, e evitando barreiras econômicas”.

O curso tem carga horária de 16 horas e pode ser solicitado pelo sindicato rural do seu município. Para mais informações, acesse: senarms.org.br

Para complementar às informações sobre assuntos relacionados à pecuária, sanidade e bem-estar animal, a Famasul publica semanalmente o Release Sanitário que traz um apanhado de informações sobre o assunto para auxiliar os produtores rurais quanto às normas de biosseguridade e sanidade animal.

Simpósio Abraves – Com objetivo de disseminar ainda mais conhecimento sobre a cadeia suinícola, o evento é realizado nos dias 14 e 15 de setembro pela Abraves (Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos) no auditório da Casa Rural com apoio da Famasul e Senar/MS.

Educação no Campo – Ficou interessado em alguma iniciativa do Senar/MS? Acesse senarms.org.br ou procure pelo sindicato rural do seu município.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Vitor Ilis