Skip directly to content

Suinocultura de MS vislumbra cenário otimista com recuperação do preço

Mercado Agropecuário da Suinocultura

Suinocultura de MS vislumbra cenário otimista com recuperação do preço

Sistema Famasul lançou boletim técnico que traz panorama da cadeia produtiva no estado
29/08/2022 - 08:30

Depois de um semestre com preços pressionados, o mercado de suínos em Mato Grosso do Sul tem recuperação no valor de referência. No mês de julho houve valorização de 6,12% no preço do quilo do suíno vivo quando comparado ao mês anterior, e sinaliza um cenário otimista para a segunda metade do ano. Este é o assunto da editoria #MercadoAgropecuário desta segunda-feira (29).

A movimentação de animais para abate no acumulado do ano de 2022 foi de 1,75 milhão cabeças, 15,10% superior ao mesmo período de 2021 e 29,77% superior à média dos últimos 5 anos. “Nos meses de junho e julho houve redução nos abates, indicando que a oferta caminha para se ajustar à demanda”, explica a consultora de economia do Sistema Famasul, Eliamar Oliveira.

As exportações de carne suína in natura totalizaram US$ 4,38 milhões em receita e volume de 1,87 mil toneladas no mês de julho de 2022. O resultado representou aumento de 31% na receita e alta de 26,37% no volume, frente aos números de junho. O estado ocupa o 5º lugar no ranking nacional de exportações desta proteína, respondendo com 1,38% da receita brasileira.

De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior – SECEX, quando comparamos os últimos sete meses deste ano com o mesmo período de 2021, houve redução de 21,96% no volume exportado. O destino que mais movimenta a receita nesta cadeia produtiva é Hong Kong com 26,72% do valor total, Cingapura com 15,40% e Emirados Árabes Unidos com 14,07%.

Novo boletim técnico da suinocultura

O Sistema Famasul lançou, no dia 19 de agosto, mais um Boletim Técnico, desta vez voltado para a cadeia produtiva da suinocultura. Com o material, o produtor rural vai conferir trimestralmente informações econômicas, panorama de mercado, dados de exportação, portos, abates, engorda, preços e relação de troca.

O conteúdo traz também custo de produção, dados sobre conversão alimentar, levantamento sobre a Assistência Técnica e Gerencial Granja Plus, giro sanitário e um editorial que mostra a representatividade da Casa Rural nesta cadeia produtiva.

Acesse o Boletim Casa Rural Suinocultura.