Skip directly to content

Suinocultura segura e sustentável: Produtor de MS recebe Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS em nova propriedade para produção de matrizes

Suinocultura segura e sustentável: Produtor de MS recebe Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS em nova propriedade para produção de matrizes

Há 3 anos, a ATeG Suinocultura acompanha o produtor rural que, neste ano, aumentou a produção
02/09/2022 - 09:00

O produtor rural Celso Philippi Junior é um dos mais tradicionais suinocultores de Mato Grosso do Sul. Neste ano, está ampliando a produção de matrizes com a construção de uma segunda granja no sul do estado. Com biossegurança e energia sustentável, a propriedade é acompanhada pelo Senar/MS. Nesta semana dedicada à suinocultura, vamos conhecer a Granja dos Ipês no #TransformandoVidas.

Celso é catarinense e médico veterinário. Em 2008 apostou na suinocultura do estado construindo a granja Colorada, em Jateí, com 2.500 matrizes. Após 14 anos de muito trabalho e dedicação, o suinocultor ampliou a produção com mais 3 mil matrizes em um novo espaço, a Granja dos Ipês, em Glória de Dourados. Há três anos, o produtor rural recebe a Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS. “Eu participo desde 2019 do Granja Plus, que é um programa de assistência gerencial para mim e para minha equipe de liderança... ajuda a fazer a gestão da granja e da propriedade como um todo, e é isso que geralmente é o que nos falta.”, comenta Philippi.

 

A Granja dos Ipês tem 17m² quadrados e já está em funcionamento. A propriedade traz o que há de mais novo em segurança sanitária e sustentabilidade. “É uma granja que atende todos os mais rigorosos padrões de biossegurança, tanto que é uma granja livre das principais doenças de suínos,  ela vai ter 100% de geração própria de energia elétrica, parte através de geradores a biogás, e parte através da usina fotovoltaica. Além do mais, toda granja tem capitação de água dos telhados, armazenada em duas cisternas que totalizam mais de 5 milhões de litros. Nessas cisternas , também por meio do Senar, vamos fazer uma piscicultura para atender nosso refeitório e uma parte comercial”, conta o produtor.

 

“Nós temos o entendimento técnico, de produção, de manejo , mas a gestão financeira, de custos, de organização da propriedade em si, precisava avançar, e os técnicos do Senar vêm nos contribuindo no ensinamento. E essa é a minha história, uma parceria de sucesso com o Senar que tem muito a nos ajudar”, conclui.

 

Transformando Vidas – Toda sexta-feira o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no campo. Confira outras histórias de sucesso no canal do YouTube e no site, com as editorias “Mercado Agropecuário” e “Educação no Campo”.

 

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Michelle Machado