Skip directly to content

Trabalho que começa na madrugada: a rotina do produtor rural

Trabalho que começa na madrugada: a rotina do produtor rural

Com Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, Sérgio busca modernizar a produção
26/05/2023 - 11:15

Na semana em comemoração ao Trabalhador Rural, fomos até Maracaju, leste de Mato Grosso do Sul, para conhecer a rotina de Sérgio da Silva. Produtor de hortaliças, ele é atendido pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS e tem aprimorado a atividade com as orientações que recebe da equipe de campo. Sérgio, que acorda todos os dias por volta das 2h, conta um pouco sobre como é a rotina de um trabalhador que tem o “escritório” a céu aberto. Confira no #TransformandoVidas desta sexta-feira (26).

Aos 44 anos, Sérgio da Silva se dedica quase que integralmente à horta construída aos poucos, desde que chegou em Maracaju, há 4 anos. A ideia inicial era produzir para o próprio consumo, mas Sérgio viu na atividade de hortaliças, a oportunidade de aumentar sua renda. “Eu comecei em uma área pequena, com uns 4 canteiros e só uma variedade. Com o tempo fui aumentando, ganhando conhecimento e hoje, já temos uma cartela maior de produto. Eu distribuo para bancas e mercados da região”, conta o produtor rural.

A propriedade é atendida pela ATeG Horticultura, do Senar/MS, com orientações desde o manejo até o gerenciamento do negócio.

“Eu tenho o Senar/MS como uma família. A equipe técnica também batalha muito, assim com a gente, para nos oferecer a melhor assistência e nos possibilitar bons resultados.”.

A rotina do produtor é intensa. Diariamente, Sérgio acorda por volta das 2h para colher as cebolinhas. Com o auxílio de um mate quente e uma boa lanterna, ele colhe a hortaliça, lava e prepara para a venda ainda sem a luz do dia. Depois, segue o mesmo processo com outras variedades. Às 7h ele começa as entregas. “Depois, quando eu volto, já vou mexer com a irrigação. Enquanto o pivô fica ligado, vou preparando a terra para adubar. Irrigo essa terra também para plantar outras mudas no dia seguinte”, explica Sérgio.

“A lida, que começa de madrugada, geralmente, termina às 19h. Aí, vou preparar algo para comer, tomar um banho e descansar, porque no dia seguinte tem tudo de novo. É cansativo, não é fácil, mas é uma rotina que me orgulha muito. Eu amo o que faço”, diz o produtor.

Uma dedicação diária em que o produtor rural também almeja colher seus frutos. Sérgio sonha com uma qualidade de vida melhor e não se vê longe da terra. O desejo para um futuro próximo é aprimorar e facilitar cada vez mais a sua produção, com honestidade e confiança – um exemplo que encontramos no campo de Mato Grosso do Sul e que representa a força e a paixão de tantos outros trabalhadores rurais pela agropecuária do estado. Feliz Dia do Trabalhador Rural a todos!


Transformando Vidas – Toda sexta-feira o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no Campo. Confira outras histórias de sucesso no canal do Youtube e no site.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Michelle Machado