Skip directly to content

Um novo olhar: Apicultor de MS muda a relação com a natureza ao iniciar atividade

Um novo olhar: Apicultor de MS muda a relação com a natureza ao iniciar atividade

Osvaldo trabalha com abelhas desde os 22 anos e ainda tem sonhos para a produção
06/10/2023 - 09:15

Nenhuma viagem pelas estradas do país é a mesma para Osvaldo desde que ele embarcou na apicultura. Com mais de trinta anos na atividade, o produtor rural tem muita história para contar e sonhos ainda a serem realizados. Vem de prosa boa no #TransformandoVidas desta sexta-feira (06)!

Osvaldo Souza Santos tem 54 anos e é morador de Taquarussu. Nascido no campo, trabalhou com os pais até os 22 anos e logo depois descobriu uma paixão pela cultura de abelhas.

“Eu fui ajudar um amigo apicultor e tomei gosto. Comprei umas caixinhas, mas nada ia para frente. Entendi que faltava conhecimento. Então ingressei nos cursos de apicultura do Senar/MS e a ‘coisa’ andou”, conta o produtor rural.

“Já fiz curso de apicultura básica duas vezes, apicultura avançada, produção de cera. E tenho Assistência Técnica e Gerencial. Tudo isso tem me ajudado a engrenar na produção e a sonhar cada vez mais alto. Tenho cerca de 50 caixas de abelha e quero chegar a 200 em, no máximo, dois anos”, continua.

Osvaldo é um dos dez produtores rurais da Associação dos Apicultores de Nova Andradina (APINOVA). Lá, eles processam o mel com extração, decante e envase. O produto é vendido nos municípios próximos, mas tem capacidade de atravessar as fronteiras de Mato Grosso do Sul. Com o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e do Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBI), eles conseguem vender para todo o país.

A produção de mel do Osvaldo é realizada dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA), atividade permitida pela Constituição Federal, assim como em Reservas Legais, pelos benefícios oferecidos ao meio ambiente, como auxiliar na polinização de plantas de preservação. Criar abelhas é uma atividade que preenche todos os requisitos de sustentabilidade.

Para o Osvaldo, a apicultura vai além do cuidado com a natureza e da renda. Desperta o bem-estar na família, que nunca mais olhou a natureza sem atenção. “Nós viajamos de carro e eu fico apreciando a natureza, vendo as flores, onde tem potencial para o cultivo, onde não tem... mudou o meu olhar e a minha relação com o meio ambiente”, conclui.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no Campo. Confira outras histórias de sucesso no canal do Youtube e no site.

 Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Michelle Machado